Gabinete Português de Leitura

Posted on 27/08/2007

45


 

piedade2.jpg

por Bárbara Lima

A colônia portuguesa em Salvador não tem só o Consulado como representante da sua cultura. O Gabinete Português de Leitura reúne um acervo que resgata grande parte da tradição lusitana. Situado em frente a Praça da Piedade, o Gabinete abriga o Centro de Estudos Portugueses ou Casa de Fernando Pessoa. O edifício apresenta três frentes e foi idealizado pelo arquiteto português Alberto Borelli.

Fundado em dois de março de 1863 pelo comendador Manuel Joaquim Rodrigues, o Gabinete Português de Leitura de Salvador tem por finalidade adquirir o maior número de obras de reconhecida utilidade escritas nos idiomas português e francês. Assim como os principais jornais publicados em Portugal e no Brasil. Hoje, a biblioteca dispõe também de títulos em inglês, espanhol, italiano e alemão. São mais de 36 mil livros em todo o acervo da instituição. Apesar da leitura de jornais ser gratuita, a biblioteca não faz empréstimos.

O Gabinete possui sedes em Pernambuco, Rio de Janeiro e Portugal. Segundo a secretária geral Júlia Torres, a instituição é filantrópica e não recebe nenhuma ajuda do governo português. “Nós não temos nenhuma receita, a não ser o estacionamento, que é pago. O Gabinete se mantém com doações e do aluguel do salão nobre para eventos”, disse. O estabelecimento possui oito funcionários, além dos componentes da direção. É dividido em duas partes: uma sala de livros locais e de outros países, e outra com arquivos relacionados a Portugal. O Centro de Estudos Portugueses foi inaugurado em 23 de maio de 1984 e corresponde fisicamente à biblioteca nacional do Gabinete.

 

 

piedade3.jpg

A biblioteca do Gabinete Português de Leitura é mais freqüentada por estudantes e leitores de jornais. Segundo a auxiliar administrativa Sandra de Lima Souza, que trabalha há oito meses no local, o gabinete é muito procurado por oferecer jornais e livros para a leitura gratuitamente, apesar de ser uma empresa privada. Recebe de 50 a 60 pessoas por dia e não mais por conta do espaço, que é muito pequeno. Sandra informa ainda que a maioria dos livros vêm de outros gabinetes, por doação e das livrarias de Portugal.

Cada leitor tem 20 minutos para ficar no local. Os freqüentadores mais assíduos vão ao Gabinete de Leitura para ver jornais e conhecer outros idiomas. Antônio Vank, que utiliza a biblioteca para fazer pesquisas, diz que está sempre por lá: “Meu principal objetivo aqui é obter cultura”. Já o administrador Antônio Lázaro Oliveira, acha a arquitetura do prédio atraente e a localização privilegiada. “Tenho o hábito de vir ao Gabinete Português há mais de 20 anos. Aqui tenho acesso a livros raros e de outros países, como o Alcorão, por exemplo. O público é agradável, sem muito barulho, e aqui eu mato as minhas curiosidades”, falou.

O atual presidente do Gabinete Português de Leitura de Salvador é João Manuel Rodrigues. Toda a diretoria é formada por portugueses e, além dos serviços de pesquisa e das exposições, a instituição também ministra cursos de gramática e redação.

Gabinete Português de Leitura
Pça. Piedade, s/n Centro
CEP: 40060-30 – Salvador – BA
Tel: (71) 3329-2733
E-mail: gplsalvador@ig.com.br

(junho de 2003)

piedade4.jpg
Anúncios
Posted in: CULTURA